Marques, Pedro José FrancoPereira, Pedro de MeloCosta, JoãoRebocho, JorgeLopes, Paulo Alexandre Bernardo2017-01-232017-01-232016-12-20http://hdl.handle.net/10400.8/2437Este relatório foi elaborado no âmbito do trabalho desenvolvido durante o período de estágio curricular do curso de mestrado em Engenharia Eletrotécnica, na empresa Siemens S.A, no departamento Mobility da Siemens Portugal, Mobility Management – Mass Transit – Center of Competences of Electronic Ticketing (MO MM MT COC – TKT). No presente trabalho pretende-se efetuar uma revisão do estado da arte relativamente aos sistemas de Automated Fare Collection (AFC), no sentido de tipificar diversas características associadas a estes sistemas, tais como os níveis de abstração nos quais estes se encontram geralmente organizados, as diferentes topologias passíveis de serem adotadas para a implementação de sistemas de AFC, bem como caracterizar as tecnologias e sistemas complementares que são geralmente utilizados em conjunto com os sistemas de AFC, de modo a aumentar a eficácia operacional dos mesmos. Um dos objetivos do presente trabalho consistiu também em encontrar uma solução destinada a estruturar e sistematizar a gestão da informação relativa às operações de manutenção realizadas e análise de fluxo de passageiros nas linhas ferroviárias suburbanas de um operador ferroviário cliente da Siemens S.A. No contexto de operações de manutenção a análise inteligente de dados operacionais pode ser crucial na medida em que permite identificar padrões e antever potenciais períodos de indisponibilidade. A minimização dos períodos de indisponibilidade favorece a fiabilidade graças às operações de manutenção otimizadas durante todo ciclo de vida dos equipamentos ou instalações. Neste trabalho é efetuada uma análise referente à importância do desenvolvimento de ferramentas de gestão e análise de dados personalizadas e adaptadas às necessidades dos operadores de transportes. Neste sentido são apresentadas duas soluções de gestão e análise dados desenvolvidas em duas plataformas diferentes, com base em indicadores de manutenção e dados de fluxos de passageiros verificados em 21 estações onde se encontram implementados sistemas de controlo de acessos, das duas linhas ferroviárias suburbanas de Sintra e Cascais operadas CP - Comboios de Portugal, E.P.E, no sentido de perceber de que forma as ferramentas de análise e gestão de dados podem contribuir para a otimização da eficácia operacional nas linhas ferroviárias suburbanas da CP.porSistemas de recolha automatizada de tarifaInteligência empresarialDescoberta de conhecimento em bases de dadosExtração do conhecimentoSistemas de suporte à decisãoAutomated fare collection systemsmaster thesis201557240