Ferreira, Carlos Daniel HenriquesSantos, Sérgio Pereira dosSousa, Carlos Manuel Pereira da Costa eTereso, Rui Miguel Pinheiro2021-02-102021-02-102020-07-30http://hdl.handle.net/10400.8/5313O presente trabalho consistiu no desenvolvimento de um módulo de distribuição de potência elétrica de baixo custo a implementar num veículo de propulsão elétrica. Trata-se de um equipamento versátil e modular que, agrupa a energia proveniente de um ou dois módulos de baterias e distribui-a em múltiplas saídas devidamente protegidas por fusíveis. Integra uma eletrónica de controlo para monitorização contínua dos níveis de segurança elétrica do equipamento e do veículo, nomeadamente o circuito de interlock, o circuito de controlo dos níveis de isolamento e ainda o módulo para descarga das tensões acumuladas nos elementos capacitivos dos componentes de alta tensão. De forma a esclarecer o operador quanto ao método de utilização do equipamento, foi criado um manual com toda a informação técnica. Tendo por base os circuitos de referência da Texas Instruments Inc.®, os sistemas de segurança foram testados e, com as conclusões, foi projetado e construído um módulo de controlo eletrónico especificamente para o módulo de distribuição de potência. Nele foi adaptado o hardware dos sistemas de segurança testados e integrado um microcontrolador para processamento da informação proveniente de todos os sistemas, assim como a gestão dos atuadores adicionados. Foi desenvolvido um firmware específico para gestão e comunicação da informação de todo o sistema. Adicionalmente, e tendo por base uma pesquisa sobre os processos de descarga da tensão acumulada nos componentes capacitivos de um veículo elétrico, foi desenvolvido um módulo de descarga. Realizou-se uma seleção de componentes elétricos e estruturais e posteriormente foi desenvolvido o projeto mecânico do módulo de distribuição de potência, ponderando todas as restrições físicas, mecânicas e elétricas a este associados. Por fim, procedeu-se à sua construção. Foram realizados ensaios experimentais a fim de ajustar os parâmetros de funcionamento dos módulos de controlo eletrónico e verificar o estado dos atuadores perante situações de falha de segurança. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se o correto funcionamento de todo o firmware e hardware desenvolvidos na construção do módulo de distribuição de potência.porVeículo elétricoMódulo de distribuição de potênciaSegurança elétricaInterlockIsolamento elétricoProjeto de um veículo utilitário elétricomaster thesis202629732