Dias, Isabel SimõesLopes Correia, Sónia CristinaMarcelino, Patrícia2011-02-152011-02-152009Dias, I.S., Correia, S., & Marcelino, P. (2009). A primeira infância na formação inicial de educadores. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, p. 740-750 (ISBN: 978-972-8746-71-1).978-972-8746-71-1http://hdl.handle.net/10400.8/359Este estudo pretende dar a conhecer os aspectos do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância valorizados por 50 estudantes do 3.º ano do Curso de Formação Inicial em Educação de Infância do Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Neste sentido, procura-se reflectir sobre a primeira infância enquanto etapa do desenvolvimento humano, identificando aspectos do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância em contexto de creche. Este estudo recorre a um questionário sócio-demográfico para a caracterização da amostra e aos trabalhos de pesquisa sobre a primeira infância elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica II no ano lectivo 2008/2009. Actualmente, os dados recolhidos estão a ser sujeitos a uma análise de conteúdo, tendo-se já encontrado categorias respeitantes ao conceito de primeira infância, ao conceito e características de desenvolvimento e ao conceito de aprendizagem. Uma primeira leitura dos dados aponta para uma maior ênfase nas dimensões do desenvolvimento humano em detrimento dos conceitos de primeira infância, desenvolvimento e aprendizagem. Verifica-se ainda uma valorização do desenvolvimento físico-motor em detrimento das outras dimensões do desenvolvimento. Consideramos que este trabalho se poderá constituir como um contributo para o estudo da primeira infância na formação inicial de educadores de infância.porA primeira infância na formação inicial de educadoresconference object