Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesPedro, SóniaFrancisco, ManuelaRodrigues, Carina2022-08-012022-08-012022http://hdl.handle.net/10400.8/7473Uma estratégia para nos informarmos é conhecer outras experiências. Montserrat Santamaria-Vásquez dinamizou a sessão plenária apresentando um programa de aprendizagem e serviço com o projeto “Contigo soy capaz”. Importa também experimentar. Foi o propósito das três oficinas de formação: 1. Parar, notar e respirar: os ar(es) do bem-estar; 2. Citar e referenciar sem stressar – Gerir citações e referências bibliográficas com o Mendeley; 3. A criatividade e a colaboração no ensino superior – os jogos como estratégias de inovação. A construção de um mural virtual colaborativo em torno das estratégias pedagógicas utilizadas durante o ensino online, no período do confinamento, serviu de mote ao painel dinamizado pelos presidentes dos Conselhos PedagógicosEste livro reúne parte das vivências e partilhas que aconteceram durante as VII Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, realizadas online, nos dias 5 e 6 de julho de 2022. A organização deste espaço de partilha, de reflexão e de aprendizagem resultou da colaboração entre a Presidência, os Conselhos Pedagógicos, os professores e dinamizadores das oficinas de formação. O trabalho da equipa da Unidade de Ensino a Distância (UED) tem de se enaltecer porque, de forma profissional, sustentada e com qualidade, tem assegurado toda a logística da formação e do apoio pedagógico. O brio, a eficácia e a presença discreta são um bálsamo quando se quer que tudo funcione, minimizando a falha.porInovação pedagógicaRegime de ensino presencialRegime de ensino à distânciaJornadas PedagógicasLivro de Resumos VII Jornadas Pedagógicas 2022: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de LeiriaLivro de Resumos VII Jornadas Pedagógicas 3T´s - Teachers Teaching TeachersLivro de Resumos Partilha de Práticas 2022book