Menino, Hugo Alexandre LopesFerreira, Ana Sofia Feliciano2024-11-122024-11-122024-10-10http://hdl.handle.net/10400.8/10232O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino no 1.ºCEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma análise crítica sobre o percurso vivenciado ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, procurou-se identificar referentes significativos para o meu desenvolvimento profissional, pessoal e social, ao longo de quatro semestres de Prática Pedagógica, evidenciando-se as aprendizagens desenvolvidas e as diferentes experiência vivenciadas que marcaram o meu percurso como professora. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo realizado numa turma de 5.° ano de escolaridade do 2.° CEB, com o intuito de compreender quais seriam as representações matemáticas utilizadas pelos mesmos, em diferentes tarefas, utilizando a metodologia de ensino exploratório na resolução de problemas. Assim, os dados recolhidos mostram que as representações utilizadas são de 3 tipologias, segundo NCTM (2017), pois são as representações com as quais se encontram mais habituados a trabalhar.porEnsino ExploratórioMatemáticaResolução de ProblemasEnsino da matemáticaEnsino básico do 2º cicloRefletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEBAs representações matemáticas utilizadas por alunos de 5.° ano de escolaridademaster thesis203721616