Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaMarques, Margarida Chaves2022-11-292022-11-292022-05-26http://hdl.handle.net/10400.8/7899O presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem.porEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloEducação cientificaAprendizagemCovid 19Refletindo sobre a Prática PedagógicaOs trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativasmaster thesis203108000