Febra, Ligia Catarina MarquesCosta, Magali PedroDomingos, Fabiana Alexandra Rodrigues2017-06-082017-06-082017-05-09http://hdl.handle.net/10400.8/2595O objetivo deste trabalho é, procurando colmatar uma lacuna na literatura, analisar se a reputação das empresas influencia a liquidez. A amostra utilizada no trabalho é constituída por dois grupos: um grupo de empresas pertencentes ao ranking da revista Fortune – World Most Admired Companies of 2015 e simultaneamente cotadas nas bolsas de NYSE e NASDAQ e outro constituído por empresas que não pertencem ao ranking, mas que também estão cotadas nas bolsas NASDAQ e NYSE. A medida de liquidez utilizada neste estudo é o rácio de iliquidez de Amihud (2002). Os resultados deste estudo, em termos gerais, indiciam que a reputação tem um impacto positivo na liquidez das ações das empresas. Este resultado vem dar um contributo significativo à literatura dado que não encontrámos nenhum estudo que tenha estudado esta relação diretamente. Por outro lado, considerando que as empresas reputadas são as mais referidas, este resultado pode ser consistente com a evidência do enviesamento de disponibilidade referenciado pelas finanças comportamentaisporLiquidez e reputaçãoImpacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresasmaster thesis201704625