Freire, Carla Sofia CostaMarcos, Rosa Maria Silva2017-01-132017-01-132016-11-25http://hdl.handle.net/10400.8/2420Nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso ao conhecimento e à informação, com o desenvolvimento da Web 2.0 a transformar os consumidores em produtores de informação. Neste novo ambiente digital, as redes sociais afirmaram-se como plataformas privilegiadas para a criação e partilha da informação por parte destes utilizadores. Esta nova realidade veio alterar a forma como as empresas e instituições, nomeadamente as bibliotecas de ensino superior, comunicam com os seus públicos. O presente estudo, que surge neste âmbito, tem como objetivo principal a caracterização da utilização das redes sociais pelas bibliotecas do ensino superior público português. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado um inquérito por questionário aos profissionais da informação a trabalhar em bibliotecas do ensino superior público em Portugal e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados obtidos com o inquérito, foram ainda realizadas entrevistas junto destes profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma utilização das redes sociais por parte das bibliotecas de ensino superior sobretudo para divulgar e promover os seus serviços e recursos. A vertente mais social destas plataformas parece não estar a ser explorada pelas bibliotecas, uma vez que a produção de conteúdos que incentivem a participação e o diálogo com os utilizadores é algo a que a grande maioria das bibliotecas não recorre.porRedes sociaisComunicaçãoWeb 2.0Bibliotecas Ensino superiorBibliotecasA Utilização das redes sociais em Bibliotecas do Ensino Superior Públicomaster thesis201549255