Menino, Hugo Alexandre LopesDonat, Luísa Joana2025-12-122025-12-122025-11-26http://hdl.handle.net/10400.8/15032O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, organiza-se em duas partes: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva apresentam-se aprendizagens e desafios vividos ao longo das quatro Práticas Pedagógicas, em contextos do 1.º e 2.º CEB. Destacam-se a relevância da planificação intencional, mas flexível, da reflexão crítica e da aprendizagem colaborativa, bem como a importância da motivação e da contextualização das tarefas na construção de aprendizagens significativas. A Dimensão Investigativa relata um estudo desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, centrado na resolução de problemas de divisão. Procurou-se compreender as estratégias utilizadas pelos alunos antes e após a introdução do algoritmo da divisão por estimativa do quociente, bem como as dificuldades evidenciadas. Os resultados revelam o predomínio inicial de estratégias informais, como adições sucessivas e representações gráficas, e demonstram que o algoritmo funcionou como ponte eficaz para procedimentos formais, favorecendo a compreensão do resto na divisão inteira. Conclui-se que uma sequência de tarefas planificada intencionalmente constitui um recurso relevante para promover aprendizagens mais profundas e flexíveis do conceito de divisão.porAlgoritmo da divisãoDivisãoEstratégias informais e formaisRefletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. Da exploração de estratégias informais à introdução do algoritmo da divisão: contributos para a aprendizagem da operação no 3.º ano de escolaridade.master thesis204082188