Fonseca, Eduardo Emílio Castelo-Branco daSimões, Lina Maria da Silva2016-05-022016-05-022015-10-21http://hdl.handle.net/10400.8/1775Este projeto de investigação resulta de um estudo de caso levado a ca-bo junto de uma criança de seis anos com Trissomia 21. Tal como é frequente em indivíduos com esta patologia, também este menino ma-nifesta dificuldades em comunicar com o outro. É alegre, sociável e extrovertido, todavia, apresenta lacunas significativas no domínio do vocabulário e na linguagem, recetiva e expressiva, o que acentua as suas dificuldades de comunicação. Necessita de desenvolver as suas competências ao nível da expressão oral. Com este estudo de caso, pretende-se analisar as estratégias mais efi-cazes a implementar com esta criança de forma a promover o desen-volvimento das suas competências comunicacionais. O processo de in-tervenção será alvo de uma avaliação contínua que contribuirá para a reflexão acerca de toda a ação desenvolvida. Com esta investigação, será colocada em prática a metodologia da in-vestigação-ação, com carácter de intervenção, conciliando as caraterís-ticas da investigação e da ação simultaneamente. Para a recolha e aná-lise de dados, será aplicado o método qualitativo. Analisar-se-ão estratégias pedagógicas que contribuam para a constru-ção de aprendizagens significativas. Procurar-se-á identificar e adaptar métodos de trabalho em função das dificuldades do aluno. Promo-ver-se-á uma reflexão sobre a utilização das novas tecnologias como meios de informação e de comunicação ao serviço do desenvolvimen-to da linguagem e comunicação. Analisar-se-á o contributo da utiliza-ção de materiais adaptados na prática letiva, ao serviço do desenvol-vimento da linguagem recetiva e expressiva de um aluno com Trisso-mia 21.porSindrome de DownEnsino EspecialLinguagem expressivaComunicaçãoDesenvolvimento da linguagem de uma criança com Trissomia 21 com défice cognitivo gravemaster thesis201137607