Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daPão, Alice Lopes do2025-12-182025-12-182025-11-24http://hdl.handle.net/10400.8/15151No âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Marketing Relacional, o presente relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo das 1040 horas de estágio na empresa Piranha Global grupo que atua na indústria da tatuagem, com foco na marca Revolution Needles, especializada na produção de agulhas para tatuagem. As tarefas abrangeram diferentes áreas do marketing e da comunicação, com especial destaque para a gestão de comunidade e produção de conteúdos. A fidelização de clientes profissionais assume particular relevância no setor B2B, sendo cada vez mais valorizadas as relações contínuas entre marca e cliente. Reconhecendo a ausência de uma estratégia relacional formal por parte da Revolution Needles, este trabalho tem como principal objetivo a proposta de uma estratégia centrada na criação de uma comunidade de marca, capaz de fortalecer o envolvimento emocional e profissional dos artistas com a marca. Conclui-se que, através da valorização da proximidade, da personalização e do reconhecimento, é possível reforçar a lealdade e potenciar a diferenciação da marca num mercado altamente competitivo.Under the Curricular Unit of Internship of the Master's Degree in Relationship Marketing, this report outlines the activities carried out during the 1,040-hour internship at Piranha Global a company operating in the tattoo industry, with a focus on the Revolution Needles brand, specialized in the production of tattoo needles. The tasks covered various areas of marketing and communication, with particular emphasis on community management and content production. Customer loyalty plays a key role in the B2B sector, where ongoing relationships between brand and client are increasingly valued. Acknowledging the lack of a formal relationship strategy at Revolution Needles, this report aims to propose a strategy centered on building a brand community capable of strengthening the emotional and professional bond between artists and the brand. The findings suggest that by valuing closeness, personalization, and recognition, it is possible to reinforce loyalty and enhance the brand's differentiation in a highly competitive market.porMarketing relacionalProgramas de fidelizaçãoComunidade de marcaEstratégia de Fidelização na Indústria da Tatuagem: O Caso da Revolution Needlesmaster thesis204089077