Zhang, Yuxiong2025-05-212025-05-212024-12-05Zhang, Y. (2024). Paixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinês. Linhas Críticas, 30, e53857. https://doi.org/10.26512/lc302024538571981-0431http://hdl.handle.net/10400.8/12953O ensino de chinês no Brasil tem acelerado bastante nos últimos anos, mas seu desenvolvimento está enfrentando uma série de desafios. Até o momento, existem menos de 10 pesquisas em relação ao ensino da língua chinesa no Brasil e nenhuma preocupa os estudantes brasileiros, sobretudo a sua motivação para aprendizagem. O presente trabalho se baseia em um questionário que envolveu 97 estudantes de um curso online de chinês implementado em uma universidade pública no Nordeste do Brasil. Um questionário adaptado a partir de um conjunto de modelos amplamente utilizados nos estudos de motivação da aprendizagem de línguas foi utilizado para coletar dados. Os resultados indicam que os aprendizes brasileiros têm uma motivação relativamente abrangente de aprender a língua chinesa, porém a maior parte deles manifestam uma vontade autônoma de adquirir a língua e uma inclinação intrínseca pelo idioma e cultura chinesa.La enseñanza del chino en Brasil se ha acelerado considerablemente en losúltimos años, pero su desarrollo se enfrenta a una serie de retos. Hasta la fecha,se han realizado menos de 10 estudios sobre la enseñanza del chino en Brasil yninguno de ellos se ha ocupado de los estudiantes brasileños, especialmente de sumotivación para aprender. El presente trabajo se basa en una encuesta en la queparticiparon 97 estudiantes de un curso de chino en línea impartido en unauniversidad pública del nordeste de Brasil. Para la recogida de datos se utilizó uncuestionario adaptado a partir de un conjunto de modelos ampliamente utilizadosen los estudios sobre motivación para el aprendizaje de idiomas. Los resultadosindican que los alumnos brasileños tienen una motivación relativamente ampliapara aprender la lengua china, pero la mayoría de ellos expresa un deseoautónomo de adquirir la lengua y una inclinación intrínseca hacia la lengua y lacultura chinas.Chinese language teaching in Brazil has accelerated considerably in recent years,but its development is facing a number of challenges. To date, there have beenfewer than 10 studies on Chinese language teaching in Brazil and none of them hasbeen concerned with Brazilian students, especially their motivation to learn. Thepresent work is based on a survey involving 97 students from an online Chinesecourse implemented at a public university in northeastern Brazil. A questionnaireadapted from a set of models widely used in language learning motivation studieswas used to collect data. The results indicate that Brazilian learners have arelatively broad motivation to learn Chinese, but most of them express anautonomous desire to acquire the language and an intrinsic inclination towards theChinese language and culture.porEnsino de chinêsMotivação para aprendizagemChinêsChinese language teachingChineseLearning motivationEnseñanza del chinoChinoMotivación para el aprendizajePaixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinêsresearch article2025-05-17cv-prod-4253179https://doi.org/10.26512/lc30202453857