Oliveira, Ana Margarida Fernandes deAntunes, Raúl de Sousa NogueiraBarbosa, Elaine Rodrigues Machado2025-06-182025-06-182025-05-29http://hdl.handle.net/10400.8/13333O presente estudo busca propor a utilização de jogos motores como ferramenta pedagógica para contribuir para o desenvolvimento de competências matemáticas, de forma inclusiva, em crianças do préescolar. Para tanto, foi elaborada uma proposta de aula, com base em jogos motores, que abordem conteúdos matemáticos de contagem, sequência numérica, seriação e correspondência uma a um. A sessão piloto foi realizada num grupo do pré-escolar com 21 crianças, com idades entre 4 e 6 anos. A sessão piloto ocorreu positivamente entre as crianças, que participaram ativamente nas atividades, conseguindo executar todas as tarefas propostas, demonstrando entusiasmo. A pesquisa bibliográfica e a aplicação da sessão piloto, com uma abordagem exploratória e qualitativa, parecem indicar que os jogos motores podem ser importantes aliados no desenvolvimento de competências matemáticas. No entanto, em estudos futuros, o contributo destes jogos para a aprendizagem da matemática deve ser investigado de forma mais consistente.porCompetências MatemáticasEducação pré-escolarInclusãoJogos MotoresJOGOS MOTORES COMO FERRAMENTA INCLUSIVA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS DO PRÉ- ESCOLARmaster thesis203955706