Simão, Lídia Maria BarrosoSantos, Rodrigo João Contente Gomes dos2024-08-012024-08-012024-05-21http://hdl.handle.net/10400.8/9878O turismo tem-se afirmado em Portugal e no mundo como uma atividade potenciadora do desenvolvimento regional, criando emprego e riqueza. Neste contexto, torna-se vital o levantamento das potencialidades turísticas das regiões, bem como a criação de estratégias sustentáveis e bem definidas, das quais resultem a afirmação das regiões enquanto destinos turísticos. No sentido de aplicar estes conceitos e orientações ao caso concreto da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, surge o presente plano de marketing turístico. Com a criação deste plano pretende-se a um nível teórico, a compreensão de temas e conceitos relacionados com o turismo, marketing territorial, gestão de um destino turístico e a relação entre marketing e turismo, e a um nível mais prático, identificar as potencialidades da região e, consequentemente, tendo estas por base, definir um plano de marketing que potencie o seu desenvolvimento turístico. O vasto e diversificado património natural e cultural da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto será o principal alicerce para o delinear das diferentes estratégias, aproveitando assim o potencial inerente para promover, preservar, desenvolver e, consequentemente, beneficiar todas as localidades pertencentes à União das Freguesias. Pretende-se assim com este projeto, delinear um plano de marketing na área do turismo, com as vertentes estratégica e operacional, que potencie o desenvolvimento turístico da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto e a sua afirmação enquanto região de destino turístico.porTurismoMarketing turísticoPlano de marketingDestino turísticoPlano de Marketing Turístico: União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto como Região de Destino Turísticomaster thesis203669592