Gomes, Conceição Ilda da SilvaCraveiro, Ana Rita Parente2014-11-242014-11-24201306-12-2013http://hdl.handle.net/10400.8/1119Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Gestão e Direção Hoteleira apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.Este relatório versa sobre o departamento financeiro de uma unidade hoteleira de cinco estrelas – (Sheraton Lisboa Hotel & SPA) -, mais sucintamente acerca das funções desempenhadas pelos colaboradores que incorporam este departamento. Este trabalho tem como objetivo comparar teoria com a prática. Ou seja, verificar se o que é fundamentado a nível de literatura se verifica na prática, ou se existe uma lacuna. Para tal a metodologia qualitativa foi usada com o intuito de proporcionar uma observação-participação, permitindo-me tirar ilações mais próximas da realidade. Ao terminar este relatório pude concluir que existe um gap entre a literatura e as funções de um departamento financeiro, onde por exemplo o papel de diretor financeiro do hotel Sheraton engloba várias funções representadas na literatura como de Controller e de diretor financeiro. Ainda pude constatar que as funções variam muito dos procedimentos e normas, que por sua vez variam de empresa para empresa.porControllerDiretor financeiroDepartamento financeiroSheratonFunçõesO Departamento Financeiro de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Sheraton Lisboa Hotel & SPAmaster thesis201043580