Gamboa, Maria José Nascimento SilvaPereira, Cristiana Sofia de Sousa2016-03-302016-03-302015-05-20http://hdl.handle.net/10400.8/1718Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e contempla as aprendizagens feitas no decorrer das duas Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas ao longo do ano letivo 2013/2014 no contexto de Creche e no contexto de Jardim de Infância. Encontra-se organizado em duas partes sendo a primeira referente ao contexto de Creche e a segunda ao contexto de Jardim de Infância. Na primeira Parte, no Capítulo 1 é feita uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas e no Capítulo 2 é apresentado um ensaio investigativo sobre, Interação com os brinquedos, no momento de brincadeira livre, recriando situações de jogo simbólico, desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo interagiram com os brinquedos no momento de brincadeira livre maioritariamente através de uma brincadeira exploratória, mas também recriando algumas situações simbólicas. A segunda Parte, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo 3 é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens efetuadas e no Capítulo 4 é apresentado o projeto intitulado “Investigando com as crianças sobre peso e altura” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto. Com este projeto as crianças tiveram oportunidade de explorar os conceitos de peso e altura, privilegiando o aspeto lúdico.porEducação Pré-escolarEducação de InfânciaBrinquedoCrecheRefletir e agir em contexto de Educação Pré-Escolar – Brincar em Crechemaster thesis201105012