Duarte, Hugo Miguel SantosDixe, Maria dos AnjosSousa, Pedro Miguel Lopes2017-12-072017-12-072017-09Duarte, H.; Dixe, M. & Sousa, P. (2017). Validação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF). In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 173-184). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria978-989-99793-9-0http://hdl.handle.net/10400.8/2888Introdução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia, aplicada ao ensino de Enfermagem, que facilita a aquisição de competências como o aumento do conhecimento clínico e da segurança do doente e a melhoria do julgamento clínico. Metodologia: Este estudo metodológico envolveu 139 estudantes de Enfermagem que praticaram SAF, com o objetivo de validar para a população portuguesa a EPAEE-SAF, do instrumento original de Kuznar (2007) – Nursing Students’ Perceptions of Learning Using a High-fidelity Human Patient Simulator. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mais baixa foi de 0,507. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,942, numa escala unifatorial, pelo método de condensação em componentes principais segundo Kaiser e ao método de rotação Varimax. Conclusão: A EPAEE-SAF apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.porSimulação de Alta-FidelidadeEstudantes de enfermagemPerceção de aprendizagemValidação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF)book part