Ferreira, Vítor Hugo SantosBagorro, Rui Miguel Vitoria2017-07-042017-07-042017-06-07http://hdl.handle.net/10400.8/2635As práticas de gestão da qualidade são cada vez mais consideradas precursoras para melhorar a performance de uma empresa, contudo o seu real efeito ainda não está bem estabelecido na literatura e ainda prevalecem algumas controvérsias. O presente estudo visa por um lado investigar a importância do papel da estratégia entre a gestão da qualidade total e a performance. Por outro lado, averiguar como se “articulam” estes diferentes conceitos na indústria dos moldes em Portugal. Estas são questões às quais a literatura ainda não possui uma resposta consensual, uma vez que ainda não existem investigações que tenham abrangido estes diferentes conceitos e tendo igualmente em consideração o setor dos moldes. Este estudo está dividido em duas partes distintas. A primeira parte é mais teórica onde são revistos os vários conceitos e práticas ao nível da estratégia, qualidade total e performance, fazendo igualmente referência ao setor dos moldes em Portugal e a sua evolução ao longo do tempo. Na parte prática, a metodologia utilizada consistiu na formulação de um questionário, baseado em três escalas de avaliação para os três conceitos anteriormente mencionados. Posteriormente, o estudo e a respetiva análise de dados foi baseada considerando as respostas obtidas num total de 31 questionários, enviados por e-mail para empresas portuguesas do setor moldes, associadas na CEFAMOL. Assim, os resultados obtidos evidenciaram que existem efeitos positivos da gestão da qualidade total na estratégia mista e na estratégia de serviço ao cliente, assim como, a estratégia que influencia a performance é a de serviço ao cliente.porEstratégiaGestão da qualidade totalPerformanceEmpresas do setor dos moldes em PortugalEstratégia e qualidade total no setor dos moldes em Portugalmaster thesis201710889