Rama, Samuel José TravassosGaudêncio, Susana CristinaPereira, Constança Bettencourt2017-01-232017-01-232016-12-23http://hdl.handle.net/10400.8/2440O presente documento escrito tem como objetivo, a reflexão sobre alguns dos temas abordados no meu percurso artístico, durante o Mestrado de Artes Plásticas. O meu trabalho tem-se debruçado sobre as questões da escultura e do desenho, coexistindo estas práticas, num diálogo próprio, tanto em conjunto como separadas. O desenho inscreve-se no espaço virtual da folha como sombra da escultura, e tem tido como referência as filosofias orientais – centra-se no momento, na economia do gesto, dá enfase à experiência física e psíquica do corpo. O processo escultórico, por sua vez, inicia-se na procura, encontro e recolha de objetos antigos e de matérias da natureza. Estes ativam a perceção sensível através das suas “marcas” e do seu carácter transitório, que são sinónimo da passagem do Tempo. As esculturas são antropomórficas, remetendo sempre às linhas de desenho. Nelas existe uma ligação céu-terra, onde a perceção do mundo e a tónica se situam não nos seus extremos mas no espaço entre, no meio. As esculturas situam-se entre ausência e presença, o vazio e o cheio.porNaturezaOrigemMemóriaEspiritualLuzTempoBrancoDiálogosmaster thesis201557371