Vieira, RicardoVieira, Ana Maria de Sousa Neves2023-05-152023-05-152023-04978-989-8797-96-4http://hdl.handle.net/10400.8/8480A mediação remete para a construção de terceiros lugares mas estes não têm, necessariamente, de ser um ponto equidistante entre as partes. Se na mediação jurídica e na mediação clássica, vulgo mediação de conflitos, esse lugar busca a imparcialidade, na Mediação Intercultural estamos perante a crítica à neutralidade/imparcialidade. A Mediação Intercultural, além de preventiva, assume-se como educadora, transformadora da sociedade, comunidades, grupos e indivíduos e construtora de espaços de (con)vivência. Estamos, assim, perante um novo paradigma onde a mediação intercultural se afirma como intervenção dialógica, a partir dos outros e com os outros e, portanto, como uma prática da Pedagogia Social. Neste texto, que resulta da apresentação de uma comunicação no XXXIV Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS), realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em simultâneo com a 10.ª Conferência de Mediação Intercultrual e Intervenção Social, pretendemos compreender as ligações epistemológicas e metodológicas entre a Mediação Intercultural e a Pedagogia Social.porMultiparcialidadeTerceiro instruído(Trans)formaçãoPedagogia SocialMediação InterculturalTerceiros lugaresA mediação intercultural como prática da pedagogia social: Reflexões epistemológicas e metodológicasbook part2023-05-04cv-prod-3256438