Morgado, Aprígio Luís MoreiraSantos, Maria João Bom Mendes dosGomes, Patrícia Maximiano2023-04-272023-04-272023-03-31http://hdl.handle.net/10400.8/8464É sobretudo nas idades mais jovens, quando o cérebro ainda está em construção, que o estímulo sensorial é importante. Neste período é fundamental fomentar exercícios de descoberta do corpo na infância, pois o mundo que o rodeia revela-se bastante interessante e complexo. O presente trabalho procura refletir acerca da importância do estímulo dos cinco sentidos para o desenvolvimento infantil em crianças entre os três e os seis anos, recorrendo a metodologias baseadas na pedagogia de Froebel e Montessori para a criação de um objeto lúdico que permita aos mais novos a descoberta dos seus sentidos, testando-os e estimulando-os através de atividades lúdicas. A investigação iniciou-se com a pesquisa bibliográfica, revisão e crítica de literatura nas áreas da: Educação sensorial, Pedagogia e Perceção de forma a enquadrar teoricamente o tema, seguindo-se a realização de questionários semi-abertos a educadores de infância, para compreender aspetos como: o que consideram acerca do estímulo sensorial na infância, qual a sua importância para o desenvolvimento infantil, e quais as pedagogias de ensino que praticam. Por se concluir que os meios analógicos, em relação aos digitais, desempenham ainda um relevante papel na aprendizagem infantil, optou-se por criar um objeto didático que se apresente apenas em formato físico, tendo sido definida a criação de um livro com pop-ups e diversos materiais que permitem a exploração dos cinco sentidos de forma divertida e lúdica. Após desenvolvimento do projeto, concretizou-se um protótipo para teste e avaliação em sala de aula. O protótipo foi testado em grupos de crianças dos três aos seis anos, tendo-se identificado problemas de escala, de representação, de complexidade de atividades e de soluções técnicas que interferem na interação com o objeto. Após analisar os problemas, ajustou-se o tamanho de alguns objetos, acrescentaram- se mais texturas, separaram-se elementos, e foram criadas outras soluções técnicas para acoplar os elementos no livro, trocando a cola por íman.porDesenvolvimento infantilDesign multissensorialAtividades didáticasPedagogiaTecnologiaSentir a Infância. A contribuição do design gráfico para a criação de um objeto lúdico multissensorialmaster thesis203282671