Sousa, Jenny GilMagueta, Lúcia GraveVala, Ana Isabel Trovão2020-02-042020-02-042019-12-04http://hdl.handle.net/10400.8/4626O presente relatório surge no âmbito do projeto “A intervenção com adolescentes em acolhimento residencial: emoções e linguagens artísticas”, implementado num Lar de Infância e Juventude. Considerando que adolescência é um período de transição, de formação da identidade individual, que nesta fase da vida o acolhimento residencial pode abalar todas as estruturas de quem vive essa experiência, este projeto de investigação-ação teve como principal objetivo a compreensão do contributo que as linguagens artísticas têm no comportamento, na inteligência e gestão emocional de adolescentes em acolhimento residencial. Para tal, procurou-se conhecer a realidade do momento na instituição, através de uma entrevista semiestruturada exploratória, posteriormente no decorrer do projeto foram recolhidos dados através da observação participante, de fichas de reflexão diária e de entrevistas focus group, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. A avaliação do projeto demonstrou que as linguagens artísticas contribuem para a aquisição de competências pessoais, sociais e artísticas, têm um papel importante na expressão individual, na autoconsciência, na melhoria da comunicação e cooperação, favorecendo assim a alteração de comportamentos dos adolescentes participantes.porAdolescênciaIntervenção SocialAcolhimento residencialInteligência residencialA Intervenção com adolescentes em acolhimento residencialemoções e linguagens artísticasmaster thesis202412695