Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroSilva, Adriana Patrícia Martins da2019-01-182019-01-182018-11-09http://hdl.handle.net/10400.8/3738O Marketing Interno é uma disciplina essencial para o desenvolvimento Organizacional, sendo um motor interno para a otimização dos Recursos Humanos de qualquer empresa. Neste estudo testaram-se hipóteses que analisam a relação entre o Marketing Interno, o Desempenho Individual, o Comprometimento Organizacional Afetivo e a Felicidade, sendo que esta última será também testada como mediadora da relação entre o Marketing Interno e as outras duas variáveis. Para o estudo foi efetuado um questionário a uma amostra de 142 inquiridos. Os resultados sugerem que a perceção dos colaboradores sobre o Marketing interno da organização onde trabalham se relaciona positivamente com o seu Desempenho Individual, Comprometimento Afetivo e Felicidade. É ainda possível verificar o papel mediador da felicidade na relação entre as perceções de Marketing interno e o desempenho dos colaboradores (mediação total) e o comprometimento afetivo (mediação parcial). O resultado deste estudo permite dar uma ilação forte para as organizações sobre a importância vital do Marketing Interno, em diferentes vertentes motivacionais.porMarketing internoComprometimento afetivoFelicidadeDesempenho individualA importância do marketing interno no comprometimento e desempenho dos colaboradores: o papel mediador da felicidademaster thesis202151425