Faria, InêsVicente, Luís2025-01-082025-01-082023978-989-35497-1-1http://hdl.handle.net/10400.8/10360Parte ou capítulo de livro: "- Livro de Atas da INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023"A nível nacional, foram encontradas dificuldades na obtenção de informação estatística relativa a pessoas com deficiência visual no ensino superior, uma vez que o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos Censos de 2021, utilizou o modelo de recolha e apuramento dos resultados sobre a prevalência de incapacidade, designado “Washington Group Short Set on Functioning” em conformidade com o recomendado pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). Este modelo carateriza as limitações das pessoas através da observação do grau de dificuldade que estas sentem na execução de determinadas atividades, ou seja, considera a funcionalidade e a incapacidade como resultado das ações entre a pessoa e os contextos, excluindo a avaliação baseada em diagnósticos médicos de deficiência. A investigação baseia-se no estudo de caso de um jovem com Baixa Visão (BV) sendo que com este estudo pretende-se identificar quais os produtos de apoio que melhor auxiliam um estudante do ensino superior com baixa visão, bem como a adaptação e desenvolvimento do mesmo aos dispositivos e novo ambiente. Encontra-se ainda numa fase prematura, pelo que não será possível apresentar os resultados deste estudo.poracessibilidade digitalbaixa visãoeducação inclusivaprodutos de apoioterapia ocupacionalBaixa Visão Adquirida Antes do Ingresso no Ensino Superior – Estudo de Casobook parthttps://doi.org/10.25766/6241-9n98