Reis, Susana Alexandre dosMenino, Ana Teresa Jorge da Costa2024-08-012024-08-012024-06-07http://hdl.handle.net/10400.8/9872O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, sendo constituído por duas dimensões: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira dimensão, a reflexiva, apresenta-se o percurso realizado pela futura educadora/professora nos diversos contextos das práticas pedagógicas, demonstrando um olhar crítico sobre o mesmo e evidenciando as experiências e aprendizagens mais significativas, assim como algumas das propostas desenvolvidas, as dificuldades sentidas e os desafios que foram surgindo, contribuindo deste modo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Na segunda dimensão, a investigativa, apresenta-se um estudo de caso, desenvolvido num contexto de uma Prática de Ensino Supervisionada, no qual se definiu como questão de investigação: “Que aprendizagens são promovidas com a implementação de uma proposta didático-pedagógica, relativamente à sustentabilidade da água, numa turma de 4.º ano?”. Os dados obtidos evidenciam que os alunos desenvolveram novos conhecimentos e competências, no entanto, também demonstraram que aprofundaram os conhecimentos que já possuíam, ou seja, as ideias apresentadas inicialmente pelos alunos evoluíram, tornando-se cientificamente corretas.porAprendizagemÁguaSustentabilidade da águaRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEBInvestigando as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade relativamente à sustentabilidade da águamaster thesis203669371