Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraFreitas, Sónia Catarina Cabete de2024-01-302024-01-302023-11-16http://hdl.handle.net/10400.8/9368As sequelas advindas do Acidente Vascular Cerebral dependem da extensão da lesão e da área atingida, sendo a afasia uma das sequelas mais comuns. A afasia carateriza-se por alterações de processos linguísticos de significação, com impacto na comunicação e repercussões de diversa ordem na vida do próprio e dos cuidadores informais, elementos-chave na vida e recuperação da pessoa com afasia. Revela-se, por isso, fundamental intervir, promovendo programas de formação para cuidadores informais, sobre comunicação acessível na afasia, promovendo a sua literacia e capacidade de cuidar. O objetivo, deste estudo, visa averiguar se a participação dos cuidadores informais num programa de formação sobre comunicação acessível na afasia, constitui um suporte efetivo no cuidar. Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, com a participação de oito cuidadores informais de pessoa com afasia, internadas no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro- Rovisco Pais. Foram utilizados inquérito por questionário e por entrevista, para a recolha de dados e utilizada a análise de conteúdo para a sua interpretação. Todos os cuidadores confirmaram a necessidade de (in)formação sobre comunicação acessível e justificaram a sua pertinência. Após a conceção do programa de formação, que teve por base as necessidades identificadas pelos cuidadores informais, procedeu-se à sua implementação e posterior avaliação, ficando comprovados ganhos alcançados pelos participantes, que percecionam alteração positiva no seu desempenho de cuidar a pessoa com afasia. Conclui-se, que programas de (in)formação para cuidadores informais da pessoa com afasia, apresentam-se como estratégia que contribui para uma melhor literacia em saúde, constituindo-se um suporte efetivo no cuidar.The sequels resulting from the stroke depend on the extent of the injury and the affected area, with aphasia being one of the most common sequels. Aphasia is characterized by changesin the linguistic processes of meaning, with an impact on communication and repercussions of different kinds on the individual´s life and the informal caregivers, key elements in the life and recovery of the person with aphasia. Therefore, it is essential to intervene, promoting training programs for informal caregivers’s, on accessible communication in aphasia, promoting their literacy and ability to care. The objective of this study is to verify whether the participation of informal caregivers in a training program on accessible communication in aphasia constitutes effective support in care. Descriptive-exploratory study with a qualitative approach, through a case study, with the participation of eight informal caregivers of aphasics hospitalized in Rehabilitation Centre Rovisco Pais. Questionnaires and interview surveys were used to collect data and contente analysis was used to interpret it. All caregivers confirmed the need for (in)formation on accessible communication and justified its pertinence. After designing the training program, subsequently, based on the needs identified by the informal caregivers’s, it was implemented and evaluated, proving the gains achieved by the participants, who perceived a positive change in their performance in caring for people with aphasia. It is concluded that (in)training programs for informal caregivers’s for people with aphasia are presented as a strategy that contributes to better health literacy, constituting an adequate support in care.porAfasiaLiteracia em SaúdeCuidadores InformaisAphasiaComunicação AcessívelInformal CaregiversPrograma de formaçãoAcessible CommunicationTraining program, Health LiteracyCOMUNICAÇÃO ACESSÍVEL NA AFASIA PÓS-AVCPROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA CUIDADORES INFORMAISmaster thesis203491939