Filipe, Margarida Jugundo2013-01-182013-01-182011http://hdl.handle.net/10400.8/711Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.A aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e o atual modelo de avaliação colocou novos desafios à supervisão pedagógica na avaliação de desempenho docente. O tão controverso modelo de avaliação de desempenho docente tem demonstrado que a prática de supervisão na avaliação do desempenho docente pode equacionar-se como uma das principais estratégias a promover nas escolas na medida em que pode traduzir-se numa, eventual, melhoria da qualidade na educação. Este estudo procura, assim, compreender as funções do relator enquanto supervisor no processo de avaliação do desempenho docente, na ótica de avaliador e avaliado e perceber, numa análise comparativa, as práticas supervisivas vivenciadas na avaliação de desempenho docente pelos inquiridos. O presente estudo poderá, assim, possibilitar uma reflexão acerca das práticas supervisivas implementadas e a delineação de eventuais pistas para posteriores estudos. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a seis professores, dos quais três são relatores e três avaliados, sobre as perceções e práticas do supervisor enquanto relator no processo de avaliação de desempenho docente, de modo a procurar entender o impacto da atmosfera afetivo-relacional e da formação e experiência no processo de supervisão e procurando conhecer os contributos dessa prática supervisiva no processo de desenvolvimento profissional e da reflexividade do professor avaliado.porSupervisão pedagógicaSupervisorRelatorAvaliação de desempenhoO relator enquanto supervisor na avaliação de desempenho docente : uma relação entre a teoria e a práticamaster thesis