Brasão, Inês Paulo CordeiroCosta, Marilaine Castro da2018-02-052018-02-052017-12-06http://hdl.handle.net/10400.8/3002Esta dissertação foi realizada com o objetivo de refletir sobre a importância de fazer chegar ao público-alvo a informação sobre a existência de sessões acessíveis de cinema. Para esse efeito, realizou-se abordagem das principais estratégias de marketing para produtos e serviços e analisou-se a maneira como essas estratégias podem ser usadas para atingir um público específico, no caso as pessoas com deficiência sensorial. Foram definidos os recursos de acessibilidade utilizados em uma obra audiovisual – audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos e LIBRAS – assim como abordadas as soluções tecnológicas para a implantação de acessibilidade nas salas de cinema do Brasil. Através da análise de dois casos específicos e depoimentos de profissionais do setor, nota-se que a divulgação de filmes acessíveis se utiliza de marketing direto e comunicação em redes sociais. Os avanços previstos na legislação, com consequente aumento na oferta de filmes acessíveis, exigirão formas mais abrangentes de divulgação para alcançar mais pessoas.porCinemaComunicação AcessívelAcessibilidadeMarketing CulturalBrasilEstratégias de comunicação e promoção do cinema acessível no contexto brasileiromaster thesis201843307