Magueta, Lúcia2020-01-282020-01-282012-06Magueta, L.G. (2012).O desenvolvimento do currículo de Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso . In R. Cadima, I. Pereira, M. I. Dias, H. Menino & H. Pinto (Coord.) Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Livro de atas. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, p. 85-91. ISBN: 978-989-95554-9-5978-989-95554-9-5http://hdl.handle.net/10400.8/4569O presente artigo incide sobre o modo como se desencadeiam e vivenciam experiências e aprendizagens com a linguagem plástica ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados foram obtidos com a realização de um estudo de caso e vêm demonstrar que o currículo de Expressão e Educação Plástica (EEP) se pratica na conformidade com o que é prescrito, sobretudo ao nível do Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que faz parte do quotidiano escolar. Apurou-se também que, no geral, as atividades, as estratégias de ensino / opções metodológicas, os materiais didáticos, a planificação e a avaliação, que integram as práticas da EEP estão em coerência com os princípios teóricos atuais relativamente à concretização do conceito de expressão plástica. No entanto, este estudo identificou aspetos que se podem traduzir na melhoria do currículo de EEP, colocando-o numa perspetiva de inovação e de compreensão da sociedade em evolução, proporcionando aos alunos uma maior amplitude de experiências no que se refere ao contacto com as artes e com o uso da linguagem plástica.porExpressão e Educação PlásticaCurrículo1.º Ciclo do Ensino BásicoO desenvolvimento do currículo de Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de casoconference object