Jorge, Noémia de OliveiraBarbosa, EmaCoutinho, BárbaraPinto, Bárbara2025-08-192025-08-192023978-989-35791-2-1http://hdl.handle.net/10400.8/13896Apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre pedagogia no enino superior, com enfoque num procedimento didático específico, denominado percurso didático (Jorge, 2019). A reflexão tem como ponto de partida uma experiência de ensino-aprendizagem ocorrida no âmbito de uma unidade curricular de uma licenciatura em Educação Básica, no 1.º semestre do ano letivo de 2022/2023. A experiência assentou na articulação entre trabalho de grupo (desenvolvido de forma autónoma e colaborativa) e feedback docente e visou a construção de um cartaz didático, teoricamente fundamentado, assentando no desenvolvimento de capacidades de teorização e de didatização. Assumindo contornos de “estudo de caso”, a reflexão é sustentada quer pelo relato do percurso didático implementado, quer pela análise qualitativa de quatro textos produzidos por um grupo de estudantes durante esse percurso (versões inicial e final do cartaz didático e do enquadramento teórico), quer ainda pelas respostas do mesmo grupo de estudantes a um questionário escrito, focado na forma como o percurso foi experienciado/percepcionado e no grau de satisfação relativamente ao processo e ao produto final. A análise permitirá concluir que, no caso do grupo de estudantes em estudo, o percurso implementado se revelou eficaz, em termos cognitivos e socioafetivos.This article presents a reflection of pedagogy in higher education, focusing on a specific didactic procedure, called a didactic path (Jorge, 2019). The reflection started during a teaching-learning experience that took place at the curricular unit of a degree in Basic Education, in the 1st semester of the academic year 2022/2023. The experience aimed at the construction of a didactic poster, with a theoretical support, based on the development of theorization capacities and didactic transposition, by the students, in group work. Assuming the contours of a “case study”, the reflection is supported both by the report of the didactic path implemented, and by the qualitative analysis of four texts produced by a group of students during this path (initial and final versions of the didactic poster and the framework theoretical), or also by the answers of the same group of students to a written questionnaire, focused on the way in which the course was experienced/perceived and on the degree of satisfaction with the process and the final product. The analysis will allow us to conclude that the didactic resource implemented proved to be effective, in cognitive and socio-affective terms.pordidactic pathpedagogy in Higher Educationtheorizationdidactic transpositionpercurso didáticopedagogia no Ensino Superiorteorizaçãotransposição didáticaImplementação e avaliação de percurso didático no Ensino SuperiorImplementation and evaluation of didactic pathway in Higher Educationconference paper2025-07-25cv-prod-3357410