Afonso, Lígia Filipa DiasCardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaPereira, Telma Cristina Lopes2023-10-132023-10-132023-07-04http://hdl.handle.net/10400.8/8845A presente dissertação procura entender o que é a participação no âmbito dos projetos culturais, que tipo de projetos a promovem e como esta impacta a estruturação das organizações. O objetivo final foi o da criação de um projeto em contexto comunitário, estruturado de acordo com os conteúdos que foram recolhidos e analisados ao longo da investigação. Explorando a distinção entre os termos “arte participativa” e “práticas participativas”, com recurso à literatura disponível, cruzam-se aqui diferentes concepções de autores que se têm debruçado sobre estas temáticas, numa procura de entender o que é a participação e de que formas tem sido pensada. As práticas participativas em projetos orientados para a comunidade têm uma marcada presença em território nacional, e um levantamento destes projetos foi feito para uma análise comparativa. São identificados e analisados projetos implementados por organizações que operam em lógicas participativas, orientadas para a comunidade, e que procuram descentralizar o acesso à cultura em localidades fora dos grandes centros urbanos, tendo sido selecionadas para aprofundamento as estruturas Materiais Diversos, SAMP, Comédias do Minho e Frenesim. Foram recolhidas informações sobre os seus métodos de trabalho, organização interna e financiamento, que foram comparados e estudados de forma a compreender metodologias operativas e de implementação de projetos. Finalmente, foram estabelecidas linhas estratégicas de ação para a intervenção em territórios rurais, e determinadas boas práticas para um processo participativo em comunidade, tendo sido aplicadas ao projeto Uma Pedra no Charco.porPráticas participativasGestão ParticipativaComunidadeAcessibilidade CulturalPráticas Participativas e o Contexto Comunitário: pensar o Uma Pedra no Charcomaster thesis203363108