Nobre, Cristina2012-10-252012-10-251994http://hdl.handle.net/10400.8/619Comunicação apresentada no Encontro sobre Literatura Infanto-juvenil "Ler para crescer", Pombal, 1994.Esta comunicação pretende abrir um espaço de reflexão duplamente direccionado. Por um lado, tecem-se considerações sobre os sujeitos do processo de ensino/aprendizagem centrado na leitura de textos de literatura para a infância, isto é, o autor de textos infantis, o leitor desses textos e o professor da Escola. Pretende-se demonstrar que os sujeitos dessas práticas têm mudado muito ao longo destes últimos anos, e ao sabor das novas práticas lectivas que os acompanham, e que essa mudança é um factor positivo da evolução pedagógica. Por outro lado, passam-se em revista algumas práticas de análise e de leitura do texto infantil, para tentar chegar à síntese final de que algumas podem permitir e legitimar a produção de textos pelas próprias crianças, numa afirmação clara de que “escrever é crescer”.porEu escrevo, tu lês, ele analisa : ou os sujeitos da produção e análise de textos para / pelas criançasconference object