Pires, Fernando Alípio BrízioCalheiros, Carolina Sofia Fernandes2020-09-092020-09-092020-08-03http://hdl.handle.net/10400.8/5131Esta investigação visa o desenvolvimento de uma coleção de objetos, que procura criar novas relações e potenciar ao utilizador um conjunto de novas experiências relacionadas com a sua vivência com o mundo e com a natureza. A partir da exploração e utilização de um método fotográfico histórico designado antotipia, foi desenvolvido um processo de geração e preservação de imagens sobre superfícies cerâmicas. A cerâmica torna-se fotossensível, quando revestida por uma emulsão fotográfica extraída de plantas. A sensibilidade à luz provém do uso de pigmentos fotossintéticos, retirados de flores e vegetais que se encontram facilmente no nosso quotidiano. A utilização de positivos fotográficos e a ação do sol permite a criação de imagens na superfície das peças cerâmicas. Através deste processo, procuro enfatizar uma dimensão poética ligada ao uso de objetos no quotidiano, que vai para além das necessidades práticas e funcionais destes.porAntotipiaCerâmicaDesignFiltrosFotografiaInteraçãoLuz NaturezaPigmentosPlantasProcessoFotossíntese: bio fotossensibilidade aplicada à cerâmicamaster thesis202515958