Agostinho, Paulo Jorge GonçalvesSantos, Paulo Adriano Jorge dos2024-02-282024-02-282023-12-15http://hdl.handle.net/10400.8/9498A relação entre a religião e o jornalismo é um tema complexo que envolve questões de relevância social, influência cultural e poder mediático. Este estudo pretende analisar a forma como a Igreja Católica é representada na imprensa portuguesa a partir do seu papel na sociedade, a sua presença nos media e a sua interação com o jornalismo de proximidade. No estabelecimento do contexto teórico, explora-se a religião como um fenómeno antropológico e a influência da matriz judaico-cristã na orientação axiológica da sociedade. Também se discute o valor-notícia da religião, aplicando conceitos como o gatekeeping e investigando o papel do acontecimento religioso na definição das notícias. Nesta pesquisa, é dado destaque à importância do catolicismo na vida social e política de Portugal. A metodologia utilizada na análise das notícias sobre a Igreja Católica, incluindo a seleção de peças depois de um processo de recolha de dados. Os resultados da análise das notícias, exploram o espaço mediático que a Igreja Católica ocupa na imprensa, a importância do género jornalístico na cobertura religiosa, as temáticas privilegiadas e a valorização das notícias através de elementos gráficos e chamadas. Também é feita a descrição dos atores da notícia e a influência das fontes nas narrativas jornalísticas. As conclusões da pesquisa antecipam algumas pistas para o futuro da relação entre a imprensa e a Igreja Católica, com a explicação do autoconceito da Igreja Católica e a perceção dos media, bem como a estagnação do elenco de atores no fenómeno religioso. Além disso, considera a possibilidade de um Vaticano II por acontecer, refletindo sobre os desafios e oportunidades para a comunicação social católica. Este trabalho oferece uma análise abrangente da representação da Igreja Católica na imprensa portuguesa, contribuindo para uma melhor compreensão da interseção entre religião e jornalismo no contexto contemporâneo.porReligião CatólicaImprensaJornalismoComunicaçãoA noticiabilidade da religião católica na imprensa portuguesamaster thesis203541278