Vieira, Ricardo Manuel das NevesRodrigues, Rita Joana da Silva2022-05-192022-05-192022-02-10http://hdl.handle.net/10400.8/7165Tendo em conta a atual diversidade sociocultural nos territórios educativos, e de forma a dar resposta às desigualdades sociais implicadas, o sistema educativo em Portugal prevê uma reforma através de uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania e para a inclusão social. No entanto, esta é, muitas vezes, uma mudança ideológica e retórica, que faz manter no quotidiano um ensino dividido entre a uniformidade e a diversidade, entre a tradição e a modernização. Este projeto socioeducativo que constitui este relatório de projeto para o Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, decorre no âmbito da componente de atividades de animação e apoio à família que decorre em diversos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, promovido pela Câmara Municipal de Peniche. Depois de feito um diagnóstico de forma mediadora, ouvindo os sujeitos, quer as crianças quer as famílias, bem como da minha observação participante no terreno, foram detetadas algumas necessidades no decorrer do ano letivo de 2020/21. Feito o diagnóstico, foram planificadas atividades no sentido de ultrapassar algumas destas necessidades, numa planificação que é feita em comunhão e em diálogo com todos os agentes educativos. Neste relatório, dá-se ênfase particularmente à revisão da literatura e à fase do diagnóstico, sendo que os outros capítulos que remetem para a planificação, avaliação, que só decorrerá no final do ano letivo 2021/22, estão apresentados com atividades planificadas, apenas, tal como explico na introdução e capítulos seguintes e serão postos em prática já depois da entrega deste projeto.porMediação InterculturalIntervenção socialMediação socieducativaRelação escola-familiaProjeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Penichemaster thesis203012348