Leitão, M. A.Jorge, Noémia de Oliveira2025-07-302025-07-3020222184-7320http://hdl.handle.net/10400.8/13797Apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre a representatividade de autores, textos e modos literários nas provas de avaliação externa de Português de 2.º e 3.º CEB realizadas entre 2009 e 2021 e nos documentos curriculares por que as mesmas se regeram. Assim, depois de contextualizada a relação entre textos literários, avaliação externa e programas curriculares, analisa-se a presença (vs. ausência) e o predomínio (vs. esquecimento) de autores, expressões de literatura (portuguesa, de língua portuguesa, estrangeira) e modos literários (narrativo, lírico, dramático) nos dois tipos de documentos, estabelecendo-se relações com fenómenos como o pluricentrismo da língua portuguesa e com a interculturalidade que caracteriza, cada vez mais, o sistema de ensino português.porcânone literário escolarPortuguêsprogramas curricularesavaliação externaAutores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa - que relação?research article2025-07-25cv-prod-310714510.61248/palavras.vi58-59.152