Gonçalves,, Pedro Jorge de MatosSilva, César Miguel Coutinho da2025-09-092025-09-092025-07-24http://hdl.handle.net/10400.8/14014O Delfim Douro Hotel, situado numa região de beleza natural única, oferece uma localização privilegiada para eventos sociais e corporativos. Este projeto visa desenvolver uma estrutura eficiente e inovadora para a gestão e organização de eventos, alinhando-se aos padrões de excelência do hotel e às expectativas. Ao longo deste trabalho, inicialmente irei fazer um breve enquadramento da região do Douro, a primeira região demarcada do mundo na produção de vinhos de excelência, um breve resumo do turismo nesta região, assim como irei fazer uma breve apresentação da cidade onde está localizado o hotel - Lamego. No segundo capítulo irei fazer uma descrição detalhada do Delfim Douro Hotel, dos diferentes serviços que oferece ao cliente assim como as características do hotel, desde a composição dos quartos, do restaurante, da cozinha, do Bar e mais concretamente do salão de eventos, projeto recentemente criado e o qual será o foco na realização deste trabalho. No terceiro capítulo, irei abordar os diferentes tipos e tipologias de eventos. No quarto capítulo irei abordar as diferentes fases de Planeamento, Organização e Gestão de Eventos onde irei apresentar as cinco questões que compõem a organização de um evento, a importância de definição das metas e objetivos do mesmo, a importância da definição de um orçamento detalhado assim a chave para o sucesso de quem realiza eventos: a comunicação. Por fim, o último capítulo será dedicado ao estudo da implementação dos eventos no Delfim Douro Hotel. Neste, será explanada a construção e layout do Chalé de Eventos, a definição e caracterização dos principais eventos realizados: Casamentos e Batizado, Feira de Vinhos, Reuniões Empresariais, Congressos, entre outros. De seguida, será dada especial atenção à organização de um casamento, onde se apresentarão todas as etapas a seguir, quer na organização, quer no planeamento, assim com os custos e orçamentos que lhe estão inerentes. Temas como a gestão dos recursos humanos, a gestão financeira e a logística serão igualmente abordados ao longo deste documento assim como a promoção e comunicação para com os clientes e potenciais clientes, não esquecendo a importância dos relatórios finais e de avaliação.The Delfim Douro Hotel, located in a region of unique natural beauty, offers a privileged location for social and corporate events. This project aims to develop an efficient and innovative structure for the management and organization of events, in line with the hotel's standards of excellence and expectations. In this work, I will initially provide a brief overview of the Douro region, the first demarcated region in the world for the production of excellent wines, a brief summary of tourism in this region, as well as a brief presentation of the city where the hotel is located - Lamego. In the second chapter, I will provide a detailed description of the Delfim Douro Hotel, the different services it offers to the guest, as well as the characteristics of the hotel, from the layout of the rooms, the restaurant, the kitchen, the bar and more specifically the event hall, a recently created project that will be the focus of this work. In the third chapter, I will address the different types and typologies of events. In the fourth chapter, I will address the different stages of Planning, Organizing and Managing Events, where I will present the five issues that make up the organization of an event, the importance of defining the goals and objectives of the event, the importance of defining a detailed budget and the key to the success of those who organize events: communication. Finally, the last chapter will be dedicated to the study of the implementation of events at the Delfim Douro Hotel. In this, the construction and layout of O Chalé de Eventos will be explained, as well as the definition and characterization of the main events held: Weddings and Christenings, Wine Fair, Business Meetings, Congresses, among others. Next, the focus will be on the organization of a specific event, in this case a wedding, where all the steps to be followed in the organization and planning of the event will be presented, as well as the costs and budgets for holding it. Topics such as the management of human, financial and logistic resources will also be addressed throughout this work, as well as the promotion and communication with clients and potential clients, the importance of final reports and evaluation.engGestão de eventosHotelariaTurismoDelfim Douro HotelDesenvolvimento regional e região demarcada do DouroProjeto de desenvolvimento de Gestão e Organização de Eventos no Delfim Douro Hotelmaster thesis203998928