Marques, Nuno fragataConde e Sousa, JoanaEsteves Rodrigues, Andreia2024-10-012024-10-012024http://hdl.handle.net/10400.8/10126Os desenhos animados são uma forma de entretenimento apreciada por crianças e adultos em todo o mundo e desempenham um papel significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Iremos procurar relacionar a criação de desenhos animados gestuantes em diálogo com formas de narrativa sequencial, a banda desenhada e o storyboard, como comunicação direcionada a dois públicos distintos, crianças surdas e crianças ouvintes. Partimos de um ponto de vista inclusivo que as coloca em ponto de igualdade como público-alvo a favor da identificação de pistas que ajudem à criação de narrativas e conteúdos em cinema de animação. Exploraremos a importância dos desenhos animados para crianças Surdas, fonte de acessibilidade linguística, estímulo visual e cognitivo, representação e educação. Por meio de um estudo exploratório, via pesquisa, análise e produção, procura-se perceber possibilidades visuais para explorações da representação do som. Apresentamos, como resultados, um conjunto de considerações a seguir a favor da criação de desenhos animados gestuantes, representativos da cultura surda.porDesenhos animadosNarrativa sequencialLíngua gestualSom visualDesenhos animados e narrativa sequencial para crianças Surdas – Procurando comunicar, entre ouvir e visualizarjournal article