Cantante, Marília Pedroso2019-01-292019-01-292018-11-09http://hdl.handle.net/10400.8/3785O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades.porLiguagem plásticaFormação de professoresUtilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plásticauma experiência com professores em formação inicialmaster thesis202153525