Faria, Susana2015-02-032015-02-032012Faria, Susana. Comunicação organizacional e identidade coletiva – a comunicação como uma meta-ideia, Trabalho apresentado em VII Congresso da APS – Sociedade: crise e reconfigurações, In Atas do VII Congresso da APS – Sociedade: crise e reconfigurações. Porto, 2012.978-989-9798http://hdl.handle.net/10400.8/1292Neste artigo pretendemos dar conta das principais conclusões da investigação que produzimos no âmbito de um Doutoramento em ciências sociais que teve como objeto de estudo os processos de comunicação e a sua influência na redefinição da identidade de um agrupamento de escolas em contexto de mudança. Pretendemos discutir o reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas como consequência da ‘nova gestão pública’. O argumento é o de que prosseguindo ideais de ‘qualidade’ e ‘eficácia’, as escolas têm procurado reforçar o diálogo com os seus ‘públicos’, apostando na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade coletiva unificada. Como as pressões exercidas sobre as instituições educativas estão longe de ser unívocas, os sistemas de comunicação produzidos têm-se revelado híbridos e complexos, transformando-se em contextos mediadores da mudança. Eles têm-se assumido como o locus de produção de novas identidades porque a comunicação constitui o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adotadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que esta possa ser perspetivada a partir do ideal burocrático da organização, do ideal profissional ou do ideal empreendedor.porComunicação organizacionalNova Gestão PúblicaIdentidade coletivaEnsino básicoMudançaComunicação organizacional e identidade coletiva : a comunicação como uma meta-ideiaconference object2015-01-29