Vieira, Ricardo2020-04-222020-04-222016-06Vieira, R. (2016) "Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica", in Revista Interinstitucional Artes de Educar, Vol. 2, n.º 2 , pp. 164-181.e-ISSN: 2359-68562359-6856http://hdl.handle.net/10400.8/4892Três ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.porEducaçãoIdentidadesMestiçagemInterculturalidadeEducationIdentitiesMetissageInterculturalityIdentidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológicajournal article