Vieira, Ana Maria de Sousa NevesMartins, Rute Alexandre da Costa2024-03-252024-03-252023-12-21http://hdl.handle.net/10400.8/9572Fruto da globalização e do consequente aumento das migrações, atualmente, as sociedades veem-se confrontadas com enormes desafios, nomeadamente, lidar com a crescente heterogeneidade na sociedade atual. Se esta é uma realidade na sociedade em geral, as escolas, enquanto “microcosmos” e espelhos dessas sociedades, não serão diferentes. De facto, a escola de hoje carateriza-se por uma enorme diversidade cultural, no entanto, a sua resistência à mudança e dificuldade de adaptação a esta nova realidade, tem trazido consequências no percurso escolar dos alunos, nomeadamente, no que diz respeito ao aproveitamento escolar e ao aparecimento de problemas disciplinares. Ora, esta realidade aliada à falta de comunicação, torna-se um “terreno fértil” ao aparecimento de tensões e conflitos escolares. Para dar resposta a estas e outras questões, surgiram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e os Gabinetes de Mediação, os quais pretendem intervir de forma transformadora, empoderadora e integradora. Neste âmbito, surge a vontade de investigar o tema “O Gabinete de Mediação Escolar: realidades, dinâmicas e perspetivas: O Olhar do Aluno.”, precisamente para perceber o impacto que estas respostas podem ter na dinâmica escolar dos alunos e nas relações com os diversos atores educativos, dando especial foco à perspetiva dos alunos, relativamente à experiência vivenciada. Para o fazer, avançou-se com uma investigação numa escola de 2.º e 3.º ciclos do concelho de Leiria e privilegiou-se o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnicas de recolha de dados a análise documental, a observação participante (através das notas de campo) e entrevistas semiestruturadas. Este trabalho começa por fazer um pequeno enquadramento teórico, onde aborda subtemas como a escolaridade obrigatória, diversidade cultural, tensões, mediação escolar e interculturalidade, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e Gabinete de Mediação, seguindo-se, posteriormente, para a análise, interpretação e discussão dos resultados obtidos na recolha de dados. Feita essa análise, são apresentadas as respetivas conclusões, conhecendo-se, desta forma, os resultados da investigação. Foi possível constatar-se que, de facto, este gabinete de mediação teve/tem um forte impacto nas dinâmicas escolares e relacionais dos alunos, impacto esse que, muitas vezes, extrapola as fronteiras da escola. Esta opinião é unânime entre todos atores educativos envolvidos nesta investigação, nomeadamente, no seio dos alunos que percorrem este caminho.porEscolaridade ObrigatóriaTerritórios Educativos de Intervenção PrioritáriaDiversidade CulturalGabinete de MediaçãoTensõesMediação Escolar e InterculturalidadeO GABINETE DE MEDIAÇÃO ESCOLAR: REALIDADES, DINÂMICAS E PERSPETIVAS. O OLHAR DO ALUNO.master thesis203562224