Dias, Maria Isabel Pinto SimõesSobreiro, Ana Catarina Trindade2023-03-282023-03-282022-12-15http://hdl.handle.net/10400.8/8291O presente relatório tem como propósito descrever todas as aprendizagens desenvolvidas enquanto formanda do ano letivo de 2020/2021 ao de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Neste percurso foram realizadas três Práticas Pedagógicas (Prática Pedagógica em contexto de Creche, em Jardim de Infância I e em Jardim de Infância II), tendo efetuado diferentes intervenções pedagógicas em instituições da rede solidária e da rede pública. Ao longo deste documento, referem-se diferentes vivências educativas ocorridas em contexto de Prática Pedagógica (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e apresenta-se o estudo realizado com quatro crianças de 5 e 6 anos que procurou estudar a relação entre a música e o bem-estar emocional. No que se refere à estrutura, o relatório encontra-se dividido em duas partes, uma primeira parte reflexiva e uma segunda parte investigativa. Na primeira parte são referidos aspetos que se destacaram nas práticas pedagógicas de cada semestre, em conformidade com cada contexto onde estive inserida. São descritas aprendizagens que marcaram o percurso formativo (por exemplo metodologia de trabalho por projeto, ciclo interativo, avaliação por portefólio e aprendizagem ativa das crianças) as quais me fizeram evoluir na intervenção enquanto futura educadora de infância. Na segunda parte apresenta-se o estudo realizado na Prática Pedagógica em Jardim de Infância I, com quatro crianças de 5 e 6 anos. Procurando responder à questão “Quais as evidências de bem-estar emocional em momentos musicais da rotina das crianças de 5 e 6 anos?”, optou-se pela utilização da metodologia qualitativa, com recolha de dados a partir de entrevistas orais, registos audiovisuais e notas de campo. Para a análise de dados elaboraram-se tabelas onde se organiza toda a informação recolhida dos momentos observados e registados através das técnicas e instrumentos utilizados para a recolha dos dados. Os resultados obtidos, discutidos à luz de Laevers, confirmam a importância da música no bem-estar emocional das crianças. Por último, encontra-se a conclusão final, as referências bibliográficas e os anexos.porAprendizagemJardim-de-InfânciaBem-estar emocionalEducação Pré-escolarCriançasPercurso formativo em Educação de Infância: O contributo da música para o bem-estar emocional das crianças no Jardim de Infânciamaster thesis203262611