Santos, Filipe Alexandre da SilvaFernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa2023-01-182023-01-182022-072022-07http://hdl.handle.net/10400.8/8036Neste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.porLeituraGamificaçãoMotivaçãoMotivação para Promover a Leitura Através da Gamificaçãomaster thesis203199707