Santos, Filipe Alexandre da SilvaSousa, Teresa Maria Marques2020-01-062020-01-062019-06-25http://hdl.handle.net/10400.8/4358A Educação para os Direitos Humanos e para a Dignidade nos Desafios do Século XXI têm em conta a complexidade da sociedade atual. (Declaração de Lisboa 2016). Consideramos que a educação para os direitos humanos deve ter uma grande amplitude, abrangendo um leque multifacetado de condições fundamentais para uma verdadeira dignidade humana, traduzida nos valores de uma sociedade inclusiva. Ao demonstrarmos que a Educação Inclusiva é uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças, temos em crer que, investigar algumas fragilidades sentidas no terreno - preconceitos e barreiras em relação à deficiência, junto dos pares - é preponderante para o estudo, desenvolvimento e implementação de práticas inclusivas, nas escolas, de forma continuada e resiliente. Concretizando esta investigação e tendo como propósito recolher informação que permitisse ficar a conhecer a “Perceção dos alunos do ensino secundário sobre práticas inclusivas na sala de aula: As Medidas Educativas Especiais enquanto fator de exclusão entre Pares”, o nosso estudo foi desenvolvido numa escola do distrito de Leiria, incidindo numa amostra de quarenta e dois alunos, do segundo ano do ensino secundário dos cursos profissionais. Assim, recorremos ao instrumento de trabalho inquérito por questionário. Este trabalho está dividido em três capítulos: Enquadramento Teórico, Metodologia e Apresentação e Discussão dos resultados. No primeiro capítulo fazemos uma revisão da literatura no âmbito da educação inclusiva, focando os conceitos de inclusão e das medidas educativas especiais. No segundo capítulo, abordamos a problemática da investigação, tendo definido o problema, as questões e os objetivos do nosso estudo. No que diz respeito à metodologia adotada, indicamos a natureza do estudo, a caraterização dos participantes, bem como a metodologia de recolha e tratamento de dados. No último capítulo fazemos a apresentação e discussão dos resultados, relativamente aos questionários que são sujeitos a análise detalhada. Por fim, tecemos as conclusões e propomos sugestões resultantes do trabalho. Face aos resultados obtidos, pudemos concluir que as medidas educativas especiais parecem constituir um fator de exclusão para alguns alunos pelos sentimentos de injustiça que advêm, sobretudo, do desconhecimento associado a algumas problemáticas e, deste modo, da falta de entendimento sobre as incapacidades que estas provocam.porEscolaNecessidades educativasEducação inclusivaSociedade inclusivaPerceção dos alunos do ensino secundário sobre práticas inclusivas na sala de aulaas medidas educativas especiais enquanto fator de exclusão entre pares.master thesis202355276