Ramalho, Paulo Jorge VieiraBalesteros, Marco Paulo CariasMeira, Ana Sofia Guedes2016-03-212016-03-212014-09-22http://hdl.handle.net/10400.8/1704Neste momento os recursos de produção gráfica surgem a grande velocidade, o que faz acreditar que já dispomos de todos os meios para o seu desenvolvimento, este dilema deve-se a uma grande evolução tecnológica dentro do Design de Comunicação nos últimos séculos. Existe uma grande diversidade de recursos disponíveis, que gera uma despromoção em relação aos meios usados anteriormente o que não se deve ao seu desempenho como “máquina”, apesar de o pressuposto ser a melhor: ou velocidade ou qualidade mas, porque deixaram de ser novidade. É possível que haja uma nova geração de designers que não sente a necessidade ou curiosidade de aceder aos meios que impulsionaram o nascimento - crescimento do design, e isso preocupa-nos. Interessa-nos sobretudo uma abordagem no contexto da tipografia, da manipulação de texto, como impulsionador da comunicação mas, não fazendo o resultado da investigação depender disso, para não excluir todo um manancial restante de componentes gráficos, que são necessários (sinalética, ilustração, etc). A nossa investigação não se destina a centralizar ou concentrar o seu estudo só em processos de impressão tipográfica, mas sim em diferentes abordagens no contexto de produzir design manualmente sobre as suas mais diversas formas.porDesign GráficoTipografiaOficinaPublicação independenteObsoletoProcessos de produção gráfica em vias de extinçãomaster thesis201093375