Oliveira, Ana Margarida FernandesSá, Beatriz Ferreira de2025-01-312025-01-312024-11-21http://hdl.handle.net/10400.8/10446O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do percurso no Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A “Dimensão Reflexiva” surge na perspetiva de refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas, focalizando aspetos relevantes para o meu percurso enquanto professora dos 1.º e 2.º ciclos, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, no âmbito das representações matemáticas para a resolução de problemas envolvendo a divisão. Assim, assente num paradigma interpretativo, pretende-se, respeitando o tipo de representações privilegiadas por cada aluno, analisar de que forma os alunos representam o seu raciocínio num contexto de resolução de problemas envolvendo a divisão e que significados atribuem ao resto. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos recorrem maioritariamente a representações simbólicas, encontrando-se apropriados de simbologia matemática para dar resposta aos problemas propostos, demonstrando compreender os diferentes sentidos da divisão e o papel a atribuir ao resto dependendo do contexto do problema.porEnsino da matemáticaResolução de problemasAprendizagemMatemáticaPrática pedagógicaRaciocinio matemáticoRefletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o papel das representações matemáticas na resolução de problemas envolvendo a divisãomaster thesis203871596