Saraiva, Alzira Maria RascãoSousa, Anne-Sophie Marques de2017-06-282017-06-282017-06-19http://hdl.handle.net/10400.8/2626O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este apresenta-se dividido em três partes, a primeira parte refere-se ao vivenciado em contexto de Creche, na segunda parte apresenta-se as experiências realizadas em contexto de Jardim de Infância I e por último, a terceira parte é composta pelo vivenciado em contexto de Jardim de Infância II. A primeira parte é composta por uma reflexão relativa aos momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche. A segunda parte divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentada uma reflexão relativa aos momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância I. Posteriormente segue-se a apresentação de um trabalho desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “O Corpo Humano”. O terceiro e último ponto envolve a apresentação do ensaio investigativo realizado com três crianças quatro anos de idade, onde se tentou perceber que explorações crianças de três e quatro anos de idade realizam quando lhes são disponibilizados objetos. Os resultados sugerem que as três crianças utilizam o mesmo tipo de explorações e parece não haver grandes diferenças na exploração de objetos conhecidos e de objetos menos conhecidos. A terceira parte é dividida em dois pontos. Inicialmente é apresentada uma reflexão relativa ao vivenciado em contexto de Jardim de Infância II evidenciando expetativas, dificuldades e aprendizagens realizadas. No segundo ponto dá-se a conhecer o trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “A Lua”.porEducação Pré-escolarMatemáticaAprendizagemBrincarRefletindo sobre o meu percurso da creche ao jardim de infânciamaster thesis201709708