Sousa, JennyMadureira, CristianaSilva, Patrícia Ferreira daDias, Sara Isabel Silva2024-09-042024-09-042024-08-22Sousa , J. G., Madureira, C. P., Silva, P. F. da, & Dias, S. I. S. (2024). EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS: UMA VIVÊNCIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA E ARTÍSTICA ENTRE PARES. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.38572176-8501http://hdl.handle.net/10400.8/9996Este texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.porLinguagens artísticasIntervenção socioeducativaEducação entre paresDireitos humanosEducar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre paresEducating for human rights: an experience of socioeducational and artistic intervention among pearsjournal article2024-09-03cv-prod-413426110.25112/rco.v2.3857