Marques, Alzira Maria da AscensãoCarvalho, João Miguel da Fonseca2024-07-012024-07-012024-04-29http://hdl.handle.net/10400.8/9762No contexto do ensino superior a partilha de conhecimento é fundamental para promover a inovação e melhorar o desempenho individual e da comunidade académica como um todo. É neste contexto, e na perspetiva dos professores do ensino superior, que se pretende conhecer os determinantes da partilha do conhecimento e o seu impacto na inovação e no desempenho individual. Este trabalho teve como objetivo refletir e avaliar o impacto da partilha do conhecimento na inovação e no desempenho individual dos professores de Instituições Ensino Superior (IES), portuguesas, avaliando também a influência do networking interno, dos valores compartilhados e da coesão da equipa, nessa partilha de conhecimento e no desempenho. Assim, tendo por base a informação recolhida por questionário numa amostra constituída por 179 professores de Instituições de Ensino Superior, realizou-se um estudo quantitativo, transversal, de natureza conclusiva e causal tendo-se estimado um modelo de equações estruturais através do PLS. Os resultados mostraram que os valores compartilhados têm uma influência positiva na partilha de conhecimento e inovação. Além disso, a partilha de conhecimento foi associada positivamente à inovação e ao desempenho individual. A coesão da equipa não mostrou uma relação direta com a partilha de conhecimento, inovação ou desempenho individual. O networking interno teve um impacto positivo no desempenho individual, mas não na inovação. Esses resultados sugerem que promover valores compartilhados e partilha de conhecimento pode ser fundamental para impulsionar a inovação e que o desempenho individual em grupos de investigação é influenciado pela partilha do conhecimento, pela inovação e pelo networking interno. Este estudo contribuiu, não apenas para compreender melhor as variáveis em estudo e as relações que se estabelecem entre elas, como para fornecer insights sobre como promover uma cultura organizacional favorável à colaboração, inovação e desempenho individual em ambientes académicos, relevando a importância da cultura organizacional orientada para a aprendizagem associada à inovação e ao desempenho individual e organizacional, onde partilha do conhecimento não se deve limitar à área pedagógica e organizacional, mas à investigação científica com impacto no desenvolvimento da sociedade.porPartilha de conhecimentoInovaçãoDesempenho individualCoesão da equipaNetworking internoValores compartilhadosPartilha de Conhecimento, os seus antecedentes e a sua relação com a Inovação e o Desempenho Individualmaster thesis203655290